Bacen tem mais de 2,2 mil cargos vagos para nível médio e superior! Saiba tudo sobre as carreiras que pagam até R$ 18 mil!

Postado em 28/04/16 : 10:04:55

 

banco_central_2_59_586_3482_2279-300x196.jpg

 O Banco Central do Brasil (BCBACEN ou BCB) é autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional, sendo vinculado ao Ministério da Fazenda do Brasil. Foi criado em 31 de dezembro de 1964 pela da Lei nº 4.595 e assim como os outros bancos centrais do mundo, o brasileiro é uma das principais autoridades monetárias do país, sendo a principal o Conselho Monetário Nacional (CMN). O BCB recebeu esta competência de três instituições diferentes: a Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC), o Banco do Brasil (BB) e o Tesouro Nacional.

Importantíssimo para a economia do país, o órgão tem vivido uma situação delicada nos últimos tempos. É que de acordo com a lei, a instituição, o órgão deveria contar com um efetivo de 6.470 servidores, entre técnicos, de nível médio, e analistas e procuradores, ambos de nível superior. O que se vê no dia a dia da entidade, porém, é um quadro composto por 4.187 funcionários ativos, sobrecarregados pela falta de concursos públicos regulares para repor a mão de obra que se aposenta. Com um total de 2.283 cargos vagos, o Bacen enfrenta uma realidade fora do contexto nacional, pois esse déficit de pessoal, da ordem de 37%, prejudica suas atividades.

A maioria dos cargos vagos é para a posição de analista (1.893), seguida da carreira de técnico (269) e procurador (121). Além disso, em torno de 600 servidores já reúnem condições de se aposentar e podem deixar o banco a qualquer momento. O excesso de aposentadorias foi o principal responsável pelo desmanche do efetivo do BC nos últimos anos, fazendo com que diversas atividades deixem de ser desenvolvidas, em função da falta de pessoal.

O risco de RH vivido pelo BC, como vem sendo chamada a situação pela qual o banco passa, evidencia e necessidade de novo concurso o mais rápido possível. O mais provável é que isso aconteça já no início de 2017, uma vez que não há concursos vigentes e o órgão tem tradição de chamar novos certames a cada 4 anos.  Por ser um concurso de alto nível e reunir um grande número de candidatos, é recomendando aos interessados em ingressar no BC que iniciem o quanto antes os estudos, tomando como base o programa do concurso anterior, realizado em 2013. Sendo assim, vamos analisar as oportunidades que deverão ser abertas e todos os detalhes da Carreira de Especialista do Banco Central do Brasil.

 

  • Analista do Banco Central do Brasil
  • Bacen1_(1).png

Requisitos: independentemente da área, é necessário diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior autorizada ou credenciada pelo Ministério da Educação (MEC)

Atribuições: ao cargo de Analista do Banco Central do Brasil correspondem as atribuições previstas no artigo 3º da Lei nº 9.650, de 1998, a seguir especificadas: I – formulação, execução, acompanhamento e controle de planos, programas e projetos relativos a: a) gestão das reservas internacionais; b) políticas monetária, cambial e creditícia; c) emissão de moeda e papel-moeda; d) gestão de instituições financeiras sob regimes especiais; e) desenvolvimento organizacional; e f) gestão da informação e do conhecimento. II – gestão do sistema de metas para a inflação, do sistema de pagamentos brasileiro e dos serviços do meio circulante. III – monitoramento do passivo externo e a proposição das intervenções necessárias, e outras.

Bacen2.png